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Problemas técnicos adiam entrada em vigor de nova oferta ferroviária da Fertagus
20/01/2025 12:47

As alterações na oferta de comboios previstas para hoje pela concessionária do serviço ferroviário que liga a Margem Sul a Lisboa foram adiadas para terça-feira devido "a problemas técnicos com o material circulante", anunciou esta segunda-feira a Fertagus.

"A Fertagus informa que devido a uma situação inesperada de extrema humidade, que se fez sentir durante esta madrugada, se verificaram problemas técnicos com o material circulante que impossibilitaram a realização das alterações anteriormente anunciadas para o dia 20 de janeiro de 2025", explica a empresa em comunicado.

As alterações, adianta, serão implementadas a partir de terça-feira.

Na sexta-feira a concessionária emitiu uma informação aos clientes indicando que as ligações ferroviárias entre a denominada Margem Sul (vários concelhos do distrito de Setúbal) e Lisboa, nas horas de ponta, iam passar a ser feitas com comboios duplos (oito carruagens) e simples (quatro carruagens), a partir de hoje.

Na nota publicada no seu 'site' a empresa garantiu que, ao abrigo das alterações, não haverá dois comboios simples seguidos no troço entre Coina (concelho do Barreiro) e Lisboa.

Vários utentes do serviço ferroviário prestado pela Fertagus têm vindo a denunciar, nas redes sociais e em alertas dirigidos à Câmara de Almada, que desde dezembro, quando foram alterados os horários, os comboios que partem de Setúbal enchem rapidamente, deixando passageiros de fora, particularmente na estação do Pragal, no concelho de Almada.

No dia 14 de janeiro, a presidente da Câmara de Almada esteve na estação e alertou para a necessidade urgente de um reforço do número de carruagens para resolver os constrangimentos registados.

"Os constrangimentos que temos notado, e de forma muito intensa, devem-se a uma reformulação no seguimento de uma renovação do contrato de concessão que o Governo fez com a Fertagus. De facto, aumentou a frequência e não temos dúvidas da importância, mas tem um grande inconveniente que é não haver aumento de carruagens", disse Inês de Medeiros.

A autarca acrescentou que a grande prejudicada do novo modelo é a população de Almada e do Seixal, porque quando os comboios chegam, provenientes de Setúbal, já vêm cheios.

Em dezembro, a empresa alterou os horários dos comboios entre as duas margens do Tejo, passando a ter uma periodicidade de 20 minutos nos dois sentidos.

O aumento da oferta do horário de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal através da Ponte 25 de Abril foi anunciado em novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 março de 2031.

Até dezembro, a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) era feita de 30 em 30 minutos nos dias úteis e de 60 em 60 minutos aos sábados, domingos e feriados.

Contudo, os utentes queixavam-se de que a alteração introduzida em dezembro não foi acompanhada de um reforço de carruagens, havendo relatos de passageiros de estações dos concelhos de Almada e Seixal (Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) de não conseguirem lugar no horário que habitualmente usavam.

A ligação ferroviária entre Lisboa e a Margem Sul foi inaugurada em 29 de julho de 1999, com o objetivo de retirar carros da Ponte 25 de Abril.

A travessia liga as estações de Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal, e conta com 10 estações na Margem Sul e quatro na capital.

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