Elite expande-se com primeiro lançamento no norte do país
04/12/2024 10:30
O grupo Euronext, dono da bolsa de Lisboa, já conta com um quarto grupo de empresas que vão participar da rede Elite – que reúne uma comunidade de empresas, consultores e parceiros – e que, desta vez, se expande à região norte de Portugal.
A Barpa (Grupo Argon), Extra Transportes, Lipimalhas, Tech4Home e Vizelpas são as empresas que passam a partir de hoje a integrar a rede Elite, representando uma ampla diversidade de setores, incluindo tecnologia, bens e serviços industriais, e bens de consumo e retalho. As cinco novas empresas pretendem ser apoiadas por este ecossistema europeu de PME, tendo em vista as necessidades de financiamento do crescimento.
Este novo grupo é o primeiro lançado com a colaboração da AEP (Associação Empresarial de Portugal) e da Católica Porto Business School como parceiro académico.
A adesão deste novo grupo de empresas portuguesas à Elite "reforça a expansão contínua e a crescente relevância da rede, que passa a contar com 29 empresas nacionais de 14 setores distintos. Estas empresas, em conjunto, geram receitas anuais agregadas de 1,8 mil milhões de euros e empregam mais de 11.600 pessoas em todo o país", aponta a Euronext em comunicado.
Como membros da Elite, estas empresas terão acesso aos vastos recursos e competências da Euronext, concebidos para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo.
Esta parceria, recorde-se, visa facilitar o acesso a três fontes fundamentais de capital: educativo, relacional e financeiro. O programa oferece ferramentas financeiras alternativas, privadas e públicas, além de acesso direto aos mercados, permitindo às empresas expandirem-se globalmente e consolidarem as suas posições de mercado.
Em colaboração com a Católica Porto Business School, a Elite implementará um programa abrangente e estruturado em três partes, com o objetivo de reforçar as capacidades estratégicas das empresas participantes.
No âmbito desta jornada formativa, as empresas terão ainda acesso a quatro workshops internacionais organizados e desenvolvidos pela Elite, focados em temas cruciais, como negociação em contextos complexos, capital privado e público para crescimento sustentável, sustentabilidade, e atração e retenção de talento. Estes workshops decorrerão em mercados estratégicos da rede, incluindo Paris, Lisboa, Amesterdão e Milão.
"Valorizamos a importância do crescimento e desenvolvimento de empresas portuguesas de elevado potencial, pelo que estamos entusiasmados por anunciar o lançamento deste quarto grupo em Portugal e da primeira iniciativa da Elite no Porto. Ao colaborar com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Católica Porto Business School, pretendemos apoiar e fortalecer as capacidades estratégicas destas empresas enquanto traçam o seu percurso de crescimento e sucesso. A nossa rede portuguesa em crescimento inclui agora 29", sublinha Marta Testi, CEO da Elite.
Desde a criação da Elite, as empresas que integram a rede já angariaram cerca de 22 mil milhões de euros através de mais de 2.000 transações corporativas. "Com este novo grupo, a Elite reafirma o seu compromisso de capacitar pequenas e médias empresas privadas para escalar globalmente, e a expandir a sua presença em Portugal e na Europa", refere a rede.
Hegseth confirmado como secretário da Defesa da Administração Trump
25/01/2025 14:40
Israel acusa Hamas de violar acordo ao libertar militares antes de civis
25/01/2025 13:40
Primeira-ministra dinamarquesa e Trump tiveram "conversa acalorada" sobre Gronelândia
25/01/2025 11:26
Mais quatro reféns israelitas foram libertadas pelo Hamas
25/01/2025 11:04
Rendimentos de juros e subsídio de refeição acima de 500 euros vão ter de ser declarados no IRS
25/01/2025 10:48
Gestão da água na agenda da reunião de ministros da Agricultura
25/01/2025 10:17
Putin está a tentar manipular Trump ao aceitar negociações sobre Ucrânia, alerta Zelensky
24/01/2025 22:40
Wall Street termina última sessão da semana com perdas
24/01/2025 21:14
Novo Model Y chega dia 31 a Portugal. Entregas só em março
24/01/2025 20:17
International Paper vai vender fábrica de Ovar para comprar a DS Smith
24/01/2025 19:16
Pinto Luz quer fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica
24/01/2025 19:07
Segundo maior produtor de frangos de Espanha abre apetite das duas gigantes portuguesas
24/01/2025 18:21
IGCP: Saldo da dívida direta do Estado cresceu 6,1% em dezembro para 305.787 milhões
24/01/2025 17:27
Lisboa termina semana no vermelho com pesos pesados a pressionar
24/01/2025 16:46
Saudi Telecom reforça na Telefónica e ruma à administração
24/01/2025 16:28
Banco de Portugal: Queixas sobre fecho de contas crescem mas poucos usam serviço de mudança
24/01/2025 16:20
Meta planeia investir 65 mil milhões em projetos de inteligência artificial
24/01/2025 15:35
FMI insta Europa a melhorar produtividade e confiança para alcançar os EUA
24/01/2025 14:04
Negócios Iniciativas | São necessários investimentos nas redes de distribuição elétrica
24/01/2025 14:00
Direita chumba pedidos do PS, BE e Livre para revogar alterações no regime do alojamento local
24/01/2025 13:38