ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

?Uma vaca feliz? e muito eficaz
24/09/2024 19:01

"Uma vaca feliz, outra vaca feliz, uma ilha de vacas felizes, andam sempre a passear, têm vista para o mar, o pasto verdejante é o seu manjar…" – já está a cantarolar esta música? Apostamos que sim. A ideia da agência Young & Rubicam para a campanha de lançamento do Leite de Pastagem Terra Nostra, do grupo Bel, "surgiu com a música": "Chegaram à reunião com um músico, uma viola e puseram-se a cantar. Foi na altura do Natal e foi uma boa prenda. Ficámos logo convencidos de que era por ali", conta Paula Gomes, que era, então, diretora de marketing da Bel Portugal.

Mais do que uma campanha "que ficou na memória dos portugueses", tratou-se de um "projeto transformacional" e "um benchmark para o grupo": "Os Açores são ilhas muito bonitas e também muito pobres. Víamos as vacas nos pastos, enquanto no continente e no resto do mundo estão numa produção intensiva. No caso dos Açores, ainda estavam paradas no tempo, como se fazia antigamente – e estavam bem, em termos ambientais, tinham uma boa base, mas tínhamos de trazer boas-práticas de bem-estar animal", contextualiza Paula Gomes. Assim, "em parceria com universidades e empresas de sustentabilidade", criaram o programa Vacas Felizes, que tinha "inúmeras regras, em que uma delas era as vacas estarem 365 dias na pastagem e comerem à base de erva fresca e não cereais", explica. Com este "leite segmentado, que não era misturado com o outro, foi criado um produto específico": o Leite de Pastagem Terra Nostra.




Na opinião de Paula Gomes, apesar de serem, até então, "pequenos players" no segmento do leite, foram "disruptivos". "Viemos dizer ao mercado que havia outra forma de fazer. Era bom para os animais, que estavam ao ar livre e em comunidade; era bom para o ambiente, porque tinha menos de 40% de pegada de carbono; era bom para a economia local porque os produtores de leite ganhavam mais e era bom para o consumidor porque tinha um produto mais saudável e mais rico. E, claro, a alegria de fazer o bem, de sermos mais sustentáveis", conta, entusiasmada, a então diretora de marketing da Bel Portugal. "O melhor foi ver a alegria dos produtores: eles diziam ‘há alguém que nos valoriza’" – continua Paula Gomes. "Alguns até estavam a pensar passar as vacas para os estábulos – porque dão mais rendimento –, mas dissemos-lhe que não podiam competir pela quantidade, mas pela diferenciação." Depois do leite, "o queijo Terra Nostra passou a ser designado ‘queijo de pastagem’ porque todo o leite vinha deste programa de vacas felizes" e "a marca Terra Nostra cresceu muito". De tal forma que "a rentabilidade mais do que triplicou", assegura.

Quando souberam que tinham ganho o Grande Prémio 2017 dos Prémios Eficácia promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) ficaram "muito contentes": "Foi um trabalho de equipa, em que envolvemos muita gente. Quando se trata de grandes problemas de sustentabilidade – e sabemos que as vacas emitem muito dióxido de carbono –, para os resolver, há que trabalhar em parceria e este modelo de trabalho trouxe conhecimento para várias áreas. Toda a gente ficou contente e nós próprios dissemos à concorrência ‘venham, sigam-nos, este é o caminho do bem’." E, assegura a ex-diretora de marketing, em jeito de conclusão: "Quando tiver netos vou contar esta história."

Jerónimo Martins dispara quase 4% e coloca PSI no verde
25/09/2024 16:53

Rei português dos autoclismos: A vida de quem ousou lançar apenas meia descarga
25/09/2024 16:47

DBRS retira rating do Novo Banco de "lixo"
25/09/2024 16:32

CIP com ?expectativa positiva? sobre um acordo com o Governo
25/09/2024 16:07

UniCredit já tinha "piscado o olho" ao Commerzbank antes de Governo alemão vender ações
25/09/2024 15:37

Governo propõe mais 50 euros no salário mínimo a cada ano e alarga incentivos a aumentos
25/09/2024 15:25

Mais de 100 tecnológicas comprometem-se a combater riscos da IA na União Europeia
25/09/2024 15:14

Trabalhadores da Volkswagen em protesto, ameaçam entrar em greve
25/09/2024 14:51

Riopele investe mais de 5 milhões em 8.000 painéis solares no telhado da fábrica
25/09/2024 14:26

Debate quinzenal com primeiro-ministro agendado para 3 de outubro
25/09/2024 14:23

Antiga deputada do CDS entra para Conselho Fiscal da CUF
25/09/2024 13:27

Fidelidade já terá recebido propostas para compra de nova sede ainda em construção
25/09/2024 13:17

Inapa: CMVM não diz se investiga auditora PwC, mas assegura que não está "indiferente"
25/09/2024 12:30

Há mais de 76 mil casas 'aptas' para isenção de IMT para jovens
25/09/2024 12:22

Sonae encabeça investimento de 12 milhões na israelita Tamnoon
25/09/2024 11:34

12ª edição do ENVE alcança recordes
25/09/2024 11:22

Sonae traz a Lisboa mundo da inovação pela vida circular: ?Queremos agir?
25/09/2024 11:06

Portugal adia reembolso de 925 milhões em dívida para mais tarde
25/09/2024 11:03

Proliferação de ?greenwashing? dificulta consumos sustentáveis
25/09/2024 10:27

OCDE piora previsão de inflação na Zona Euro e mantém a do PIB nos 0,7%
25/09/2024 10:00

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco