Caso EDP: Defesa de Ricardo Salgado também recorre para a Relação
09/08/2024 19:56
A defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado apresentou no Tribunal da Relação de Lisboa o recurso da condenação a seis anos e três meses de prisão no Caso EDP, reclamando a absolvição do antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES).
Segundo o recurso enviado esta semana e a que a Lusa teve hoje acesso, os advogados de Ricardo Salgado exigem a revogação do acórdão do Juízo Central Criminal de Lisboa, que, em junho, considerou o ex-banqueiro culpado dos crimes de corrupção ativa e branqueamento. Porém, face ao diagnóstico de doença de Alzheimer que foi reconhecido por perícias médicas, a defesa invoca ainda a nulidade do julgamento e a extinção/arquivamento do processo.
Para os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce, a decisão de condenar Ricardo Salgado neste processo representa "um exercício completamente arbitrário" por parte do tribunal, ao considerar que os juízes assentaram a tese de corrupção do ex-ministro da Economia Manuel Pinho pelo ex-banqueiro "em pré-juízos totalmente especulativos sem qualquer base probatória mínima".
"Não há nota de qualquer intervenção - direta ou indireta - nos processos decisórios relativos às matérias que o tribunal decidiu 'eleger' como fundamento da alegada corrupção", pode ler-se no documento, em alusão à alegada intervenção de Salgado sobre Manuel Pinho nos processos ligados à Herdade da Comporta, ao projeto do Pinheirinho, à operação da Brisa ou à candidatura para a Ryder Cup.
Sobre o suposto pacto corruptivo estabelecido com o ex-governante aquando da saída deste para o Governo, em 2005, que o tribunal considerou provado e alicerçado no pagamento de 500 mil euros e nas transferências mensais de cerca de 15 mil euros para uma conta offshore ligada a Manuel Pinho, o recurso contesta a interpretação do tribunal sobre a prova indireta e que a existência de "dúvida razoável" sobre esta matéria deveria levar à absolvição.
"A presunção 'imediata' que o tribunal faz de que as transferências da esfera do GES para a esfera do arguido Manuel Pinho só podem corresponder à execução de um pacto corruptivo, não tem qualquer solidez e é, manifestamente, abusiva", referem.
O documento deixa ainda duras críticas aos juízes do julgamento por uma "total desconsideração da situação clínica" de Ricardo Salgado.
A defesa do ex-banqueiro, de 80 anos, assegura que o silêncio por parte do arguido no tribunal "não foi uma opção livre e consciente do próprio", mas sim uma consequência da doença de Alzheimer, e apontou uma "saga justiceira imparável" contra Salgado, com violações da Constituição e da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
"O tribunal tentou passar a ideia de que há uma espécie de 'alzheimerzinho'", pode ler-se no documento, que acrescenta: "Não podendo exercer a sua defesa de forma plena e sem limitações em face da sua doença, não poderia ter sido submetido a qualquer julgamento. Ao não ter entendido assim, o tribunal julgou uma pessoa que não se pode defender e violou, manifestamente, os mais elementares direitos e garantias fundamentais de defesa".
Também esta sexta-feira foi conhecido o recurso do ex-ministro Manuel Pinho sobre este processo, no qual foi condenado a uma pena de 10 anos de prisão por corrupção passiva, fraude e branqueamento. O acórdão ditou ainda a condenação da sua mulher, Alexandra Pinho, a uma pena suspensa de quatro anos e oito meses por fraude e branqueamento.
JGO // ZO
Lusa/Fim
Três startups portuguesas entre as empresas de maior crescimento da EMEA
15/05/2025 19:38
Mota-Engil quase duplica emissão de obrigações para 95 milhões
15/05/2025 19:34
André Ventura está "perfeitamente estável" e deve sair do hospital hoje, diz médico
15/05/2025 19:33
Estreia mundial: Novo elétrico Toyota bZ4X Touring
15/05/2025 19:16
Lynx compra maioria do braço imobiliário de "Os Mosqueteiros" em Portugal
15/05/2025 19:07
Casa de falida fabricante de máquinas de café vendida em leilão online por 2,9 milhões
15/05/2025 18:58
Parlamento Europeu pode aliviar ainda mais exigências de sustentabilidade para empresas
15/05/2025 18:45
EDP chega a acordo para venda de ativos eólicos em França e Bélgica por 200 milhões
15/05/2025 18:30
Gestores do Hospital de Cascais interessados em quatro PPP em Portugal
15/05/2025 18:26
S&P Global revê perspetiva da Nos para positiva
15/05/2025 17:58
Mota-Engil reduz comissão executiva. Nomeia Manuel Mota vice-presidente do "board"
15/05/2025 17:35
TAP contesta arranque de processo interposto por antiga CEO no Tribunal Cível
15/05/2025 17:34
"Estamos a deixar de comercializar a Nowo". Vai ser tudo Digi
15/05/2025 17:30
Lisboa segue Europa e fecha com ganhos moderados
15/05/2025 16:46
Voto antecipado em mobilidade com adesão de 94% dos mais de 333 mil inscritos
15/05/2025 15:50
Sindicato dos Jornalistas repudia expulsão da RTP da Presidência angolana
15/05/2025 15:48
Lucros da Walmart caem 12,1% no trimestre para 4,5 mil milhões de dólares
15/05/2025 15:27
Tectos às rendas: "devemos pensar nesta solução de forma muito cuidadosa"
15/05/2025 15:13
Legislativas: Marcelo afirma que irá procurar solução "melhor ou menos má"
15/05/2025 15:06
Compra de "legal techs" traz vantagens, mas o risco é apostar no "cavalo errado"
15/05/2025 14:30