Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Câmara de Lisboa aprova protocolo para estudar solução de metro de superfície
04-08-2020 19:25

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje o protocolo de cooperação que visa dar início aos estudos de viabilidade do projeto do metro de superfície que ligará a capital, Loures e Oeiras.

A proposta, apreciada em reunião camarária, teve os votos contra do CDS-PP e os votos favoráveis das restantes forças políticas (PS, BE, PSD e PCP).

Na quarta-feira, os três concelhos da Grande Lisboa enviaram às redações um comunicado conjunto, no qual anunciaram que iam discutir naquela semana, nas diferentes reuniões de câmara, o protocolo de cooperação para a execução do projeto. 

O documento esteve agendado para uma sessão da autarquia lisboeta realizada na semana passada, mas acabou por ser adiado depois de alguns partidos terem alegado que a proposta não foi entregue com a antecedência que o regimento estabelece.

O metro de superfície para ligar os concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras representa um investimento de cerca de 490 milhões de euros, de acordo com a nota enviada por aqueles municípios.  

A nova linha terá uma extensão de cerca de 24,4 quilómetros e fará as ligações entre Cruz Quebrada (Oeiras) e Alcântara (Lisboa) e entre Santa Apolónia (Lisboa) e Sacavém (Loures).

De acordo com a proposta hoje aprovada, à qual a agência Lusa teve acesso, "competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver, no prazo de 14 meses, os estudos prévios a avaliação da viabilidade e a conceção do projeto, atendendo a que esta entidade já desenvolveu estudos da mesma natureza no contexto do plano de expansão em curso da rede de metropolitano e à complementaridade destes trabalhos".

O documento, subscrito pelo vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar (PS), indica que o desenvolvimento destes trabalhos terá um custo de 3,4 milhões de euros, a ser suportado pelos três municípios e pelo Metropolitano de Lisboa.

À Câmara de Lisboa cabe o pagamento de 539 mil euros, em 2020, e de 782 mil, em 2021, totalizando 1,3 milhões de euros, valores que ainda terão de ser aprovados pela assembleia municipal.

"Os municípios de Lisboa, de Oeiras e de Loures têm interesse em assegurar uma ligação rápida entre as respetivas zonas ribeirinhas e as principais interfaces em Lisboa, por forma a melhorar a conetividade dos seus territórios, propondo-se assim revitalizar um corredor estruturante dedicado exclusivamente às redes E15, assente na extensão da linha de elétrico de 15", atualmente explorada pela Carris, destaca a autarquia na proposta.

Em declarações à agência Lusa após a reunião, o vereador do CDS-PP João Gonçalves Pereira defendeu que está em causa uma "proposta mal elaborada", com "ausência de informação" e que significa o "abandono da expansão do Metropolitano de Lisboa".

Para o centrista, esta solução apresentada pelo presidente da câmara, Fernando Medina (PS), como um "metro ligeiro de superfície", é "mera propaganda", argumentando que não será tão rápida como o metro.

O eleito criticou ainda que não tenha sido esclarecido pelo executivo quem vai pagar o projeto depois do estudo agora aprovado.

Por seu turno, o vereador do PSD João Pedro Costa sublinhou que este projeto "em nada compromete" a visão dos sociais-democratas sobre a rede metropolitana, designadamente no que diz respeito à expansão do Metro de Lisboa para ocidente. 

O autarca considerou também ser "importante a cidade ter projetos em carteira que possam ser apresentados no próximo quadro de fundos comunitários". 

Pelo PCP, Jorge Alves salientou que a nova solução "não deve fazer esquecer projetos igualmente importantes", dando como exemplo a expansão da linha Amarela do Metro, que atualmente termina em Odivelas, para o concelho de Loures. 

Por sua vez, o BE defende, numa declaração escrita enviada à Lusa, que a "proposta vem responder à zona ocidental da cidade", conforme prevê o acordo de governação do concelho, firmado entre bloquistas e PS, nas últimas eleições autárquicas, realizadas em 2017.

Trata-se de uma "extensão do Metro convencional, com um metro de superfície que unirá todos os pontos que, como o Polo da Ajuda, tanto precisam de um transporte rápido e eficiente", referem os bloquistas.

 

Conhecimento através de uma plataforma de WhatsApp
30-09-2020 17:49

Pedro Nuno Santos: A "TAP é do povo português para o bem e para o mal"
30-09-2020 17:40

Nos já recebeu 375 milhões pela venda de torres à Cellnex
30-09-2020 17:34

EUA avisam Itália que a China quer ter presença estratégica na Europa
30-09-2020 16:56

IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes
30-09-2020 16:54

Energia dá brilho ao PSI-20 no mês mais negro desde março
30-09-2020 16:43

Portugal Digital Awards é o principal prémio de transformação digital
30-09-2020 16:30

Morreu Quino, o criador de Mafalda
30-09-2020 16:20

Metade dos portugueses só quer ir ao escritório dois ou três dias por semana
30-09-2020 16:15

Os heróis anónimos dos sistemas de informação
30-09-2020 16:00

Continental põe 30 mil empregos em risco com Portugal de fora
30-09-2020 15:59

Tribunal da Concorrência confirma condenação da EDP e Sonae por pacto de não concorrência
30-09-2020 15:39

Pedro Faustino: ?O palco por excelência da economia digital em Portugal?
30-09-2020 15:30

Rio acusa Governo de passividade na resposta aos doentes não covid
30-09-2020 15:09

Finerge compra seis parques solares em Portugal
30-09-2020 14:55

O júri e o Comité Especial de Júri
30-09-2020 14:30

Novo lay-off vai apoiar empresas com quebras de faturação a partir de 25%. Apoios podem chegar a 100
30-09-2020 14:22

Casos de covid-19 em Portugal aumentam 825 e morreram mais oito pessoas
30-09-2020 14:03

Os testemunhos de quem ganhou o Portugal Digital Awards
30-09-2020 14:00

Governo lança nova linha de crédito de 400 milhões para médias empresas
30-09-2020 13:46

login

Pesquisa de títulos

Fale Connosco