ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

O aluno é o centro das atenções
27/05/2020 12:25

A Católica Porto Business School é uma das escolas-modelo no ensino e na investigação em Portugal. A diferenciação desta escola de negócios, e o que distingue os programas que compõem a sua formação executiva, assenta na experiência de ensino proporcionada aos alunos, numa perspetiva holística, em que mais do que formar técnicos, se pretende "formar gestores para a vida, com competências muito para além das partilhadas em sala de aula", conta Ana Côrte-Real, associate dean para a Formação Executiva.
 
"E somos efetivamente reconhecidos como uma escola que coloca o aluno no centro das atenções. Distingue-nos, sem dúvida, o sentimento de pertença que cultivamos junto dos atuais alunos, dos alumni, dos professores, do staff, de todos os stakeholders da escola. É frequente ouvirmos os nossos públicos a referirem que na Católica se vive, e transpira, o ‘espírito de família’, bem como os valores e as crenças cristãs que fazem parte do nosso ADN, e que não são partilhados por outras instituições", assegura.
 
Ana Côrte-Real acrescenta que a Católica Porto Business School tem outro fator distintivo no mercado: as ligações corporativas estabelecidas e a forma como as integram no portefólio de programas e de atividades da escola, o que é importante para que a procura continue a crescer.
 
"Somos gratos, e orgulhosos, pelo facto de sermos fortemente apoiados pelos nossos parceiros corporativos, que estão sempre disponíveis para fazer mais pela escola e por nos ajudarem a alcançar a nossa missão, que visa melhorar a qualidade da gestão das empresas, e dos gestores."
 
Em síntese, prossegue a responsável: "Temos uma ligação às empresas ímpar, colocamos os nossos alunos no centro da nossa atenção, formamos os gestores numa perspetiva transversal e temos, em todos os programas, uma sólida aposta nas soft skills". Há ainda a qualidade do corpo docente, que é um "pré-requisito de uma formação executiva séria e de excelência".
 
Há ações de continuidade e novos programas
 
No que diz respeito a novos cursos na Católica Porto Business School, Ana Côrte-Real relembra que numa escola de negócios "é difícil que cada ano não seja um ano de mudança e, simultaneamente, de continuidade". "E, naturalmente, o atual contexto veio reforçar a necessidade de repensar o portefólio, as metodologias e de nos adaptarmos às necessidades das empresas. Neste sentido, temos ações e programas de continuidade, e temos novos programas, novos formatos e novas iniciativas."
 
Ana Côrte-Real concretiza. Neste 2020 já foi lançada a 1ª edição do Curso Avançado em Gestão Comercial tendo como novo diretor o professor Carlos Jordana, da ESADE Barcelona. A escola lançou igualmente, a PG em Fiscalidade Avançada, no Funchal, em parceria com a Ordem dos Advogados e a Autoridade Tributária. Vai lançar uma pós-graduação em Marketing com especial foco no digital, e-commerce e no retail marketing; pretende relançar a PG em Gestão para Juristas, com novo diretor, uma atualização de conteúdos e em parceria com a Microsoft, concretamente no que toca a atribuição de uma bolsa de mérito. Está ainda previsto a 1ª edição da PG Gestão da Saúde no Funchal.
 
Fruto do contexto, a Católica Porto Business School criou uma nova oferta online no âmbito da qual Ana Côrte-Real destaca o programa Up Side, de mentoring da Walking Mentorship, que inclui oito sessões online de uma hora – disponibilizadas em formato vídeo. Nestas sessões são propostos exercícios e objetivos para cada etapa ou caminhada digital, permitindo que, no final, os participantes consigam elaborar um plano de ação e de desenvolvimento pessoal e profissional. É um programa crucial como aposta, seja do ponto de vista individual ou como investimento das empresas junto dos seus colaboradores, de forma que nesta difícil fase as pessoas encontrem foco, definam prioridades, alinhem objetivos e criem um plano de ação pessoal, e profissional.
 
Também em parceria com a Dynargie a escola criou a oferta de três programas online que, sob o mote "Soft Skills a Click Away" de curta duração, abordam as seguintes temáticas: ‘como conduzir reuniões online’; ‘como gerir equipas remotamente’; e ‘como criar apresentações virtuais com impacto, maximizando a influência da audiência’.
 
Por último, foi lançado o Curso Geral de Fiscalidade, com uma duração de 40 horas, que ajudará a "desmistificar" a ideia de que as questões fiscais são apenas entendíveis por técnicos especializados naquele domínio.Um MBA que promove a carreira
Um programa que se destaca na Católica Porto Business School é o MBA Executivo. Um profissional que investe neste MBA está a apostar num programa de "liderança transformacional, assente na aquisição de competências capazes de impactar na qualidade da gestão das empresas portuguesas e internacionais".
 
"É uma oportunidade para se transformar o percurso de uma carreira, expandindo os horizontes numa perspetiva transversal. Esta oportunidade é conseguida através de um sólido programa de soft skills que permite o desenvolvimento do plano de carreira individual, receber feedback de desenvolvimento e reforçar as competências comportamentais de cada participante", explica Ana Côrte-Real.Questionada se as candidatura estão abertas, responde que as candidaturas do MBA Executivo estão sempre abertas. Cientes de que a aposta num MBA é uma decisão que exige ponderação e planeamento a Católica Porto Business School mantém os processos de candidatura sempre ativos. Naturalmente com prazos de admissão para cada edição. Assim, as candidaturas para a 16ª Edição, com início esperado em setembro, encerram em agosto.Quanto ao tempo de duração: o MBA Executivo tem como objetivo permitir aos seus participantes a compatibilização da sua vida profissional com a vida pessoal e uma maior imersão nos processos de aprendizagem, com um menor impacto na sua atividade profissional.
Neste sentido, o MBA Executivo da Católica Porto Business School oferece um programa diferenciador em termos de duração e modelo de funcionamento. Tem uma duração de dois anos – setembro de 2020 a setembro de 2022; decorre uma vez por mês, às quartas, quintas, sextas das 8h30 às 17h45 e sábado das 8h30 às 13 horas (excecionalmente poderá haver atividades ao sábado à tarde). O MBA conta, pontualmente, às quintas das 18h30 às 20 horas, com atividades complementares: convidados de empresas, atividades de soft-skills, iniciativas de networking, e não só.
O MBA Executivo prepara para: Compreender os três vetores que colocam os problemas da empresa em perspetiva: a eficiência, a gestão de risco, e a inovação; Conhecer os desafios da gestão das empresas em fases distintas do seu ciclo de vida: numa start-up, nas empresas em fase de crescimento – scale-up e nas empresas maduras e complexas; Reforçar o pensamento estratégico sob o prisma do paradigma dominante de criação de valor; Compreender o papel da inovação nas empresas como uma resposta a alterações de contexto; Adquirir "competências de gestão", num espaço ordenado – isto é, modelo de ensino – de partilha de experiências e iniciativas empresariais; Ficar preparado para os diferentes papéis de liderança; Passar a estabelecer um conjunto de relações profissionais e sociais entre os antigos alunos da ESADE e da Católica Porto Business School, e no âmbito do Clube de Empresas do MBA Executivo.

Sabe quais são os melhores benefícios fiscais para as PME?
28/03/2024 10:18

Número de veículos a circular nas auto-estradas cresceu 8,2% em 2023 e bateu recordes
28/03/2024 09:40

Sindicato acusa bancos de "enriquecimento ilícito" por ficarem com aumentos das pensões
28/03/2024 09:22

Luz Saúde quer dar bónus de 4,12 milhões aos administradores se regressar à bolsa em 2024
28/03/2024 09:10

BCP lidera ganhos no arranque da bolsa de Lisboa
28/03/2024 08:18

5 coisas que precisa de saber para começar o dia
28/03/2024 07:30

Nova lei força integração de dez estafetas, valor da EDPR cai e o seu Weekend
28/03/2024 07:01

Yellen critica China por concorrência industrial injusta que distorce preços
27/03/2024 23:42

Brisa Concessão Rodoviária propõe dividendo de 181,9 ME relativo a 2023
27/03/2024 21:28

Apetite pelo risco leva Wall Street ao verde no final do primeiro trimestre
27/03/2024 21:04

Marcelo dissolve parlamento da Madeira e marca eleições para 26 de maio
27/03/2024 20:59

Portugal volta à principal montra de dívida mundial a partir de novembro
27/03/2024 20:34

BE lamenta "dia triste para a democracia" com eleição de Pacheco de Amorim para vice da AR
27/03/2024 19:54

Mutualista Montepio duplica lucro para 112 milhões de euros
27/03/2024 19:46

Ventura garante a Montenegro que não contará com Chega e vai ter de governar com PS
27/03/2024 19:11

Academia Ponto Verde está de regresso e esta é a maior edição de sempre
27/03/2024 19:06

Pedro Nuno considera que AD mostrou que "não tem solução parlamentar nem de Governo estável"
27/03/2024 19:01

McDonald?s "à caça" de 2.000 trabalhadores em todo o país
27/03/2024 18:52

Parlamento elege quatro vice-presidentes indicados por PS, PSD, Chega e IL
27/03/2024 18:34

Fosun Insurance Portugal sobe lucros anuais em 2,7% para 180 milhões de euros
27/03/2024 18:29

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco