Portugueses são os consumidores europeus mais sensíveis ao preço nas compras online
03/04/2024 12:24
Portugal figura como o país europeu, de um universo de 22 analisados, onde os consumidores são mais sensíveis ao preço na hora de fazer compras pela internet, revela o barómetro "e-shopper".
De acordo com o relatório, divulgado esta quarta-feira, 71% dos "e-shoppers" regulares portugueses consideram que comprar online é uma forma de poupar dinheiro, contra os 65% da média europeia. Números que refletem o impacto da inflação na carteira dos portugueses, para quem o preço é o fator mais importante nas suas decisões de compra (76%) ou procura estar sempre atento a um bom negócio (79%).
Realizado pela Geopost, um dos maiores grupos de entrega de encomendas e soluções para o comércio eletrónico, do qual faz parte a DPD, que opera em Portugal, o estudo assinala que outra forma de justificar a sensibilidade dos "e-shoppers" regulares portugueses a esse factor prende-se com os principais motores para uma compra online em que os critérios relacionados com preço são os mais expressivos.
Assim, 49% admitem comprar online pela existência de entregas gratuitas; 28% valorizam a inexistência de taxas escondidas adicionadas ao preço final do produto; enquanto 22% mencionam a devolução gratuita. Uma outra tendência espelhada no relatório tem a ver com o facto da maioria dos "e-shoppers" regulares utilizar websites estrangeiros para comprar online, especialmente para encontrar melhores negócios, ainda mais que a média europeia (73% em Portugal versus 58% na Europa). Espanha (61%), China (58%) e Reino Unido (33%) foram os países onde os portugueses mais compraram online.
"É claro o impacto que a inflação teve no comportamento de consumo dos portugueses em 2023. Se o preço já era uma grande preocupação para o mercado local, os números agora apresentados mostram-nos um contexto onde esta preocupação com o melhor negócio possível se espelha em várias dimensões, desde o cuidado em comprar em períodos em que os descontos são mais expressivos – como a Black Friday e os saldos – até websites e apps estrangeiras como forma de comprar sempre mais barato", refere o CEO da DPD Portugal, Olivier Establet, citado em comunicado.
UGT: "Salário mínimo pode ir aos 890 euros" no próximo ano
18/05/2024 21:00
Tecnológicas ganham terreno como ativo refúgio mas ouro ainda é favorito
18/05/2024 19:00
Estará a inteligência artificial a olhar para o lado errado?
18/05/2024 17:00
Ministra da Cultura lamenta equívocos sobre devolução de obras de arte
18/05/2024 16:36
Serge da Motta Veiga: ?O jovem tem menos essa ideia de ?Eu quero o dinheiro e mais nada??
18/05/2024 14:00
Pedro Nuno critica posição do presidente da AR e defende combate ao discurso xenófobo
18/05/2024 13:25
Viver no campo? Conheça os pequenos concelhos onde a procura por casas mais aumentou
18/05/2024 13:00
Câmara de Beja defende ampliação do aeroporto local para apoiar Lisboa
18/05/2024 12:03
Empresas portuguesas reconhecem oportunidades em Moçambique apesar dos juros e burocracia
18/05/2024 10:20
O que propõe o Governo para resolver a falta de casas?
18/05/2024 10:00
Moody's mantém rating de Portugal no clube do 'A'
17/05/2024 22:33
Wall Street morno. Dow Jones termina acima dos 40 mil pontos pela primeira vez na história
17/05/2024 21:19
Autoeuropa garante 100% do salário e subsídio de turno a trabalhadores em `lay-off´
17/05/2024 19:56
Sonaecom multiplica lucro por cinco para 25,5 milhões de euros
17/05/2024 18:52
Instituições portuguesas escolhidas para defender a Europa
17/05/2024 18:46
Governo aceita demissão mas exige que presidente do ISS fique em funções até ser substituída
17/05/2024 18:26
Galp paga dividendo de 27 cêntimos por ação a partir de 31 de maio
17/05/2024 18:00
REN paga dividendo de 9 cêntimos a 31 de maio
17/05/2024 17:56
PS apresenta nova proposta para o IRS e recusa baixar taxas dos escalões mais altos
17/05/2024 17:07
Lisboa termina semana no vermelho. Navigator cai quase 7%
17/05/2024 16:48